Modelo Educacional

No CSFA Lagoas Park, a educação é entendida como o processo que permite o desenvolvimento de competências e aptidões até ao máximo das possibilidades de que a natureza dotou cada aluno nos aspetos cognitivos, físicos, sociais, emocionais, artísticos e morais.

Enquanto escola construtiva, o CSFA Lagoas Park, não vê o ato de ensinar como um fim em si, organizando-se antes a partir do ato de aprender que aproveita as experiências do aluno e os seus saberes prévios.
Cada aluno é único, porque os seus conhecimentos e a sua experiência de vida são diferentes. Na partilha destas vivências, o educador/professor orienta a construção dos múltiplos saberes.

O Colégio S. Francisco de Assis Lagoas Park valoriza a experiência prática da criança, ilustrada pelo recurso a métodos ativos, que pretendem levar o aluno a refletir sobre os seus conhecimentos para os organizar, enriquecer e desenvolver. Neste pressuposto, é concedido ao aluno um espaço alargado para aprender pelos seus próprios meios, dado que lhe é reconhecida capacidade para ativar processos criativos na construção do conhecimento, de atitudes e valores.

A Família e a Comunidade são poderosos recursos para potenciar a produção de conhecimento e a progressiva construção da autonomia do aluno, estimulados em grande medida pela interação entre as experiências adquiridas nos contextos extraescolares e os saberes propostos e trabalhados pela escola. O CSFA abre-se ao exterior aceitando os testemunhos e saberes que o aluno traz consigo e, simultaneamente, propõe-se sair, para juntos explorarem criticamente outros territórios.

O CSFA adota na sua prática pedagógica um modelo Construtivista-Positivista:

Modelo pedagógico construtivista
"O envolvimento é um dos segredos mais simples para favorecer a motivação" - César Bono

Abordagem positivista: Ser um aluno-solução
"Ensino aos meus alunos que, se tiverem de fazer uma crítica, tentem formulá-la de tal maneira que não seja uma censura vazia. E, se, de qualquer modo o fizerem, que apresentem pelo menos uma alternativa" - César Bono (Global Teacher Prize)