Atividades Curriculares
O CSFA dispõe de Creche, Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Creche

A infância é uma etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
As experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem, experiências estas que podem ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro. Cuidados adequados durante a primeira infância trazem benefícios para a toda a vida.
Consciente destes factos, o Colégio S. Francisco de Assis assegura que a Creche não é apenas um local de guarda, proteção e prestação de cuidados à criança, mas sobretudo um meio educativo que enfatiza o crescimento pessoal e o desenvolvimento das suas capacidades e competências. Caracteriza-se por um ambiente acolhedor, afetuoso, seguro e dinamizador de aprendizagens, onde a criança se desenvolve de forma global e harmoniosa.
O referencial pedagógico adotado são as Orientações Pedagógicas para a Creche, que contemplam as seguintes áreas de desenvolvimento:
- Bem-estar e Saúde: bem-estar físico e emocional
- Identidade Pessoal e Cultural: autoconhecimento, autoconfiança e sentido de pertença
- Comunicação, linguagens e práticas culturais
- Comunicação, expressão e criatividade
- Expressão e compreensão da linguagem oral
- Pensamento lógico matemático e pensamento científico







O CSFA tem uma Conselheira em Aleitamento Materno (CAM) reconhecida pela UNICEF/OMS.
Uma CAM ajuda as mães que querem amamentar (ou já amamentam), nas mais diversas áreas: preparar a amamentação durante a gravidez, esclarecer sobre a sua importância e vantagens, superar as dificuldades iniciais e ao longo de percurso (pega, evolução ponderal dos bebés, produção de leite, armazenamento de leite, compatibilidade na toma de medicamentos…), logística da amamentação com a introdução alimentar, amamentação e a entrada na escola, doação de leite materno, entre tantas outras coisas… A CAM do CSFA é também voluntária na Associação SOS Amamentação. O CSFA aceita e administra leite materno no Berçário e disponibiliza um espaço para as mamãs poderem amamentar os seus bebés.
Educação Pré-escolar

Funcionando em estreita parceria com a família e apoiada numa relação afetiva e securizante com as equipas pedagógicas, a Educação Pré-Escolar constitui-se como um contexto favorável para que as crianças desempenhem um papel ativo na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem.
Nesta valência, realizam-se atividades ricas e diversificadas, tendo em conta as áreas de conteúdo preconizados nas Novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, complementadas com disciplinas oferta de escola que, no CSFA, consideramos fundamentais para o desenvolvimento holístico da criança.
No âmbito do projeto bilingue, a Iniciação à Língua Inglesa tem lugar a partir dos 3 anos e o desenvolvimento das competências pessoais e sociais, é apoiado por aulas lecionadas por uma psicóloga clínica. Reconhecendo a importância da aprendizagem em contexto e da fruição da natureza, as crianças têm atividades regulares no Lagoas Park (Aprender Lá Fora).










O ambiente das salas de atividades e a diversidade dos materiais disponíveis permitem uma ação autónoma e estimulante sobre o mundo físico, proporcionando à criança a construção do seu próprio conhecimento.
No pré-escolar o dia-tipo comporta atividades, decisões e realizações individuais e também atividades de grupo que apelam à interação e à cooperação e permitem o desenvolvimento de processos auto-reguladores do eu autónomo e do respeito pelo outro.
Funcionando em estreita parceria com a Família, e apoiada numa relação afetiva e securizante com o Educador, as atividades promovidas despertam na criança o desejo de ver, ouvir, sentir, fazer e ser … num processo harmonioso de descoberta e de desenvolvimento.
1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

O 1.º Ciclo no CSFA oferece um currículo abrangente em língua portuguesa e língua inglesa (Cambridge), baseado em valores de excelência académica e pessoal, fazendo uso de metodologias ativas e programas inovadores que transformam o ensino numa experiência única, como o CLIL (Content and Language Integrated Learning) e a integração da tecnologia.
As crianças ganham competências e adquirem recursos para crescerem bilingues, curiosas, responsáveis, solidárias e autónomas e para enfrentarem os desafios de um mundo em constante mudança, com a confiança necessária para atingirem o seu pleno potencial.





















TEMPO DE TRABALHO AUTÓNOMO, são momentos de diferenciação de ensino e de acompanhamento individualizado aos alunos.
Pretende-se desde cedo dotar os alunos de uma maior consciência e ação, no seu processo de aprendizagem. No TTA, os alunos orientam-se por um plano que guia o seu trabalho ao longo da semana. Deste plano consta a listagem de atividades que os alunos podem realizar, tendo em vista as suas necessidades e as orientações facultadas pelo professor. Neste momento, também é valorizada a entreajuda entre os alunos na realização das suas tarefas como forma de promover a cooperação e o respeito pelo trabalho dos outros.
CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO
Esta disciplina pretende fomentar uma cultura empreendedora e sustentável na comunidade escolar, orientada para temas e atividades que constituam oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento de competências extracurriculares e promoção da educação cívica e da cidadania dos alunos.
INGLÊS, com base no currículo Cambridge, ocorre todos os dias, com diferentes intenções e dinâmicas, no sentido de promover o gosto, o conhecimento e a utilização da língua, que permita aos alunos comunicar com confiança num segundo idioma. Três dias da semana são dedicados à leitura, escrita e ampliação de vocabulário, um dia dedicado apenas a dinâmicas de conversação e uma aula semanal de Estudo do Meio, através da metodologia CLIL.
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS Lecionada pela psicóloga clínica da escola, com o objetivo de levar os alunos a desenvolverem confiança em si próprios, adquirirem capacidade de autorregulação, de tomada de decisões fundamentadas, espírito de iniciativa e aprenderem a integrar pensamento, emoção e comportamento em prol de uma autonomia crescente